Abate clandestino

Polícia apreende uma tonelada de carne clandestina na Região Central

A Polícia Civil de Nova Palma, a inspetoria veterinária de Nova Palma, a Patrulha Rural da Brigada Militar e a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seapa) realizaram uma operação, na manhã desta sexta-feira, contra o abate clandestino de carne. A polícia recebeu uma denúncia anônima e foi até uma propriedade rural na Linha 3, no interior de Nova Palma. Na propriedade, foram encontrados couros de gado e de ovelha e animais prontos para o abate. O local não tinha autorização para a prática e nenhuma inspeção sanitária.

Um dos locais que era destino da carne abatida era o Supermercado Comilatto, em São João do Polêsine. Com mandado de busca e apreensão, a polícia esteve no estabelecimento e encontrou mais de uma tonelada de carne imprópria para o consumo humano. Além disso, a polícia descobriu que a câmara fria do mercado funcionava com um aparelho de ar-condicionado.

— Isso é totalmente irregular e demonstra a precariedade no armazenamento das carnes — afirma o delegado Sandro Meinerz.

O proprietário rural responsável pelo abate e o dono do supermercado, Nilson Vicente Pilecco, 58 anos, foram encaminhados à delegacia, ouvidos e liberados.

O empresário alegou que a carne apreendida seria vendida para a comida de cães. Segundo ele, apenas um pouco de guisado congelado estava entre o produto apreendido. Ele disse que havia comprado a carne de um vizinho. Sobre a refrigeração com ar condicionado, Pilecco afirmou que apenas as frutas do mercado ficam naquele local e que a carne possui freezer próprio.

O proprietário vai responder a inquérito polícial por abate clandestino e o empresário por venda de produto impróprio para o consumo humano.

A carne será destinada ao Mantenedouro da Fauna São Braz, em Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Perícia deve constatar se houve aborto no caso do bebê achado em balde

Próximo

Audiência sobre o incêndio da boate Kiss começa sob tensão nesta sexta-feira

Geral